sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alfabetização no Brasil - obra

Como educadora entendo que não existe prática sem fundamentação teórica.
Até aqueles professores iniciantes que não conseguem expor sua linha didática pedagógica, sem mesmo saber, atuam com base em reflexões sobre a sua prática.
Nosso primeiro contato com a alfabetização é o ingresso na escola, e anos de estudos até a graduação como professores nos proporciona variados modelos de ensino-aprendizagem que formam nossa opinião a respeito da atual práxis, mesmo que intuitivamente.
Como a práxis é viva, capaz de adaptar-se a diferentes contextos, apresenta um nível de resiliência grande e oportuniza novas formas ao longo da trajetória.
Não existe ao meu ver fórmulas para alfabetizar, existe sim momentos, olhares, escutas e busca de um incitador, provocador, estimulador da construção das palavras, da necessidade da escrita, da descoberta da leitura, do horizonte que se amplia e diversifica com essa prática.
Recomendo essa leitura porque retoma a alfabetização no Brasil de forma estrutural e convoca os profissionais da educação à refletirem sobre seu papel na formação do cidadão.

Magda Cunha


 
           Livro traça panorama da alfabetização  no   Brasil
26/07/2012
Agência FAPESP – Está disponível para download gratuito o livro Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, lançado pela Cultura Acadêmica Editora e organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília.
A obra apresenta um conjunto das reflexões desenvolvidas durante o 1º Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado entre 8 e 10 de setembro de 2010 com a finalidade de congregar teóricos e grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos sobre a história da alfabetização.
Segundo Mortatti, a publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento no Brasil. Pesquisadores vinculados a diferentes programas de graduação se dedicam ao tema, com ênfase nos séculos 19 e 20, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas.
O objetivo do livro é oferecer uma grade de compreensão daquilo que vem sendo produzido no Brasil nos últimos anos na área. A publicação pode ser acessada em: www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao.pdf.

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