quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conceitos sobre deficiência

            Muitas vezes nos deparamos com situações que exigem um maior conhecimento sobre a inclusão.
            São muitos conceitos que merecem um olhar cuidadoso e entendimento para podermos atuar com responsabilidade   e  maior  acertividade.




continuação da  monografia ...

CONCEITOS SOBRE DEFICIÊNCIAS E NECESSIDADES

EDUCATIVAS ESPECIAIS

A medida que o deficiente  foi   socializando-se, organizações governamentais, filantrópicas e particulares reuniram-se para debater sobre todos aspectos inerentes a sua inserção, integração e inclusão social.             

 Na V Jornada Curitibana de Educação Infantil e Ensino Fundamental foi apresentado alguns termos conceituais para deficiências e necessidades educacionais especiais, analisados segundo os modelos médico e social, ora separadamente ora de forma combinada. 

a) Deficiência: “representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura psicológica, fisiológica ou anatômica”. (ONU/OMS, 1989)

b) Incapacidade: “corresponde a qualquer redução ou falta (resultante de deficiência) de capacidade para exercer uma atividade de forma ou dentro dos limites considerados normais para o ser humano”. (ONU/OMS. 1989)

c) Desvantagem (handicap): “Representa um impedimento sofrido por um dado indivíduo, resultante de uma incapacidade, que lhe limita ou lhe impede o desempenho de uma atividade considerada normal para esse indivíduo, tendo em atenção a idade, o sexo e os  fatores sócio-culturais”.(ONU/OMS. 1989)

 d) Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais: “ é a que apresenta, em caráter permanente ou temporário, algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando, por isso, de recursos especializados para desenvolver mais plenamente  o seu potencial e/ou superior ou minimizar suas dificuldades. No contexto escolar, costumam ser chamadas de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais”. (MEC/SEESP, 1994)

A Conferência Sanitária Panamericana apresentou o conceito da “menosvalia”, relativo tanto  ao  PNEE  quanto a sociedade no qual se insere, :

e) “Menosvalia é uma situação desvantajosa para um indivíduo determinado, como conseqüência de uma deficiência ou incapacidade que o limita ou impede de desempenhar um papel. Caracteriza-se pela diferença entre o rendimento do indivíduo e suas próprias expectativas e as do grupo a que pertence”.
(OPS/OMS, 1990)    


Magda Cunha


*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
  consultora na rede pública e particular de ensino.
  mag-helen.maravilha@gmail.com
  www.promaravilha.blogspot.com






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