sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Caminhos para uma inclusão humana




O que o  futuro nos reserva?

Esse  é  mais  um  recorte bacana  de   um  artigo  de Marina S. R. Almeida, psicopedagoga,  e  que  vale  a pena  ser  lido  e  refletido.

Pais, educadores e demais profissionais estão se deparando, com um dilema: “Como educar nossos filhos para uma sociedade futura ?”.Nossa preocupação e angústia vêm da natureza de não conhecermos em detalhes os aspectos fundamentais desta futura sociedade!

Se concordarmos que a função da Educação é a preparação das pessoas para o seu futuro, neste momento ninguém pode saber com exatidão como será o futuro, nem o futuro mais próximo.

Não sabemos, por exemplo, as conseqüências, das possibilidades da clonagem humana ou dos resultados do Projeto Genoma.

Essa incerteza pode nos deixar paralisados,  insatisfeitos com a maneira de realizar "uma educação",  precisamos ter coragem para desafiar os erros para encontrarmos novas  maneiras de “fazer” ou “refazer” a prática pedagógica.

Neste sentido, a Sociedade Contemporânea está passando por uma série de modificações estruturais que nos obrigam a reavaliar aquilo que estamos fazendo em Educação, e tentar alinhar este esforço à realidade que existe fora da instituição acadêmica. Por exemplo, muitas carreiras estão sumindo no cenário nacional e internacional, devido à informática e à globalização; por outro lado, carreiras novas estão surgindo.

Como deverá ser esta escola e este educador nessas condições? Como é preparar um educando num mundo de velocidade, de mudanças na sociedade,  para um mundo de valores e de atividades profissionais diferentes das atuais?

Acredito que a meta principal, da Educação, da escola e do educador, tenha que ser investida no preparo do futuro adulto para pensar amorosamente, sistematicamente e ecologicamente.

Exatamente o oposto da nossa Educação atual, que apesar de suas modificações através dos Parâmetros Curriculares, ainda está sendo aplicado na prática para formar (colocar na forma) os alunos  baseando-se em fatos históricos e científicos potencialmente úteis no futuro, mas aplicáveis apenas no exame vestibular para entrada numa universidade...


Magda  Cunha


*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com


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